terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Rádio Globo do Rio de Janeiro novamente 100% local?


É um dos mais comentados assuntos nos grupos de discussão radiofônica nas redes sociais. O espaço da Rede Globo de Rádio está cada vez menor na Rádio Globo. Vários debatedores apostam na saída da emissora carioca da rede, que continuaria, sendo ancorada pela Rádio Globo de São Paulo. Há até quem aposte que o Show do Antonio Carlos não será mais transmitido pela Globo São Paulo, há quem pergunte se o único programa de fora do Rio que permanecerá na Globo Rio será o Momento de Fé do Pe. Marcelo Rossi e há quem aposte que a separação da Globo Rio da rede será em março. A conferir.

É bom a Globo Rio sair da rede. Bom para o dial carioca. Falta recriarem aquele gostoso formato de rádio carioca que a Rádio Globo tinha há 11 anos atrás. Só que demoraria sei lá quantos anos para recriarem o que demoraram poucos anos para destruir na década passada.

Há outro problema: a programação que estão criando agora ignora completamente o que se passa em outras regiões do país. Coisa que nem a Rádio Globo em seus áureos tempos fazia. Depois da Rádio Globo em rede e da saída do Haroldo de Andrade, a Rádio Globo quer falar agora para um carioca provinciano e xenófobo que inventaram. Tudo isso num centro turístico de importância mundial.

O Show do Antonio Carlos jamais deveria ter ido pra rede. Devia ficar só no Rio. Dá para perceber que eles não ficam à vontade tendo que dar satisfação a realidades locais de ouvintes de fora do Rio de Janeiro. Antonio Carlos, Jussara Carioca, Gelcio Cunha, Hermelinda Rita, Aldenora Santos, Zora Yonara, o pessoal do esporte... Sem contar que eles tem que correr várias vezes com os blocos locais para entrarem os blocos nacionais acertados a fórceps com o departamento comercial. Antonio Carlos deve sentir falta de falar "seja bem vindo à Cidade Maravilhosa" para os viajantes que chegavam ao Rio. Não dá para falar isso em rede.

Um comentário:

  1. Perfeito e seria um sonho para mim a volta de "O Seu Redator Chefe", mas, em sistema de rede onde, na minha opinião como ouvinte, esse rádio-jornal seria redondinho onde tiraria o fardo de rede em "O Globo No Ar". Idem ao "Correspondente Globo"que era veiculado äs 18:30h ou äs 18:50h.

    ResponderExcluir