quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Resenha da Bradesco Esportes FM


Primeira rádio esportiva do Rio promete expandir vagas de trabalho no radialismo esportivo

A Musical FM 91,1 foi por muitos anos uma das quatro FMs de Petrópolis, tendo a razão social Rádio Diário de Petrópolis, por ter pertencido ao jornal do mesmo nome. Era a rádio pop do município. Mas há alguns anos foi arrendada pela Rede Aleluia.

A grande virada na história da rádio aconteceu no primeiro semestre de 2012, com a compra pelo Grupo Bandeirantes, que planejava fazer da emissora a filial carioca de sua nova rede: a Bradesco Esportes, primeira rádio brasileira totalmente dedicada à cobertura de todos os esportes, como eles dizem. Logo, a programação da Rede Aleluia foi substituída por um vitrolão de pop e de rock, a cargo do Grupo Bel, parceiro do Grupo Bandeirantes na rede Bradesco Esportes.

A rede Bradesco Esportes foi fundada em São Paulo, em 17 de maio de 2012, utilizando uma frequência arrendada pelo Grupo Bandeirantes em FM 94,1 MHz. A filial de Porto Alegre (FM 90,3) foi ao ar em 15 de julho, e a de Belo Horizonte (FM 94,1) em 13 de agosto. As rádios de São Paulo e do Rio de Janeiro possuem como patrocinador principal o banco Bradesco, que põe seu nome na rádio. As demais rádios não tem esse patrocínio, adotando então o nome Esportes FM.

O vitrolão pop-rock ficou no ar na Bradesco Esportes FM do Rio de Janeiro até 19h de 26 de setembro de 2012, fase que a rádio aproveitou para testar seus novos equipamentos, que incluem transmissores novos, instalados nos morros do Morim, em Petrópolis, e no morro do Sumaré, no Rio de Janeiro.

A equipe contratada pela Bradesco Esportes FM (auto denominada Band Bola) é composta basicamente por ex-integrantes da equipe de esportes da Rádio Globo, quase todos contratados durante o primeiro semestre. Entre os quais estão José Carlos Araújo (contratado pelo Grupo Bandeirantes por um período de quatro anos), Gilson Ricardo, Gerson Canhotinha e outros. José Carlos Araújo costuma afirmar que a Bradesco Esportes investirá em novos talentos para o radialismo esportivo, e que a rádio cobrirá todos os esportes, não apenas o futebol.

A rádio Bradesco Esportes do Rio de Janeiro foi inaugurada às 20h de 26 de setembro de 2012, com programa ao vivo transmitido diretamente do hotel Copacabana Palace e com a transmissão da partida Flamengo x Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, esta por volta de 22h.

A grade local da primeira fase da rádio é a seguinte:

Primeiro Jornal (6 a 7h), com Bárbara Coelho
Nossa Área 1ª Edição (10 a 12h), com Jorge Eduardo
Nossa Área 2ª Edição (18 a 19h), com José Carlos Araújo
Nossa Área 3ª Edição (20 a 22h), com Gilson Ricardo

Vale lembrar que a equipe de esportes Band Bola é responsável pela produção desses programas e por todas as jornadas esportivas locais. Como fez entre maio e setembro de 2012, a equipe continuará fazendo jornadas esportivas para a Band News Fluminense FM 94,9, especialmente quando houver partidas simultâneas para dividir entre a Bradesco Esportes e a Band News.

O restante da programação da Bradesco Esportes será trazida da matriz paulistana da rede. A programação incluirá grade musical, quando não houver transmissões nem programas jornalísticos esportivos, especialmente de madrugada.

DADOS DA RÁDIO
Entrada no ar (Bradesco Esportes): 26 de setembro de 2012

Sede da outorga: Petrópolis

Alcance: Grande Rio e arredores. As torres ficam nos morros do Morim, em Petrópolis, e no morro do Sumaré, no Rio de Janeiro.

Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

Portal na Internet: www.bradescoesportesfm.com.br

Texto publicado ontem no Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário