terça-feira, 3 de julho de 2012

Centro Cultural Correios recebe a Exposição Maldita 3.0


No período de 11 de julho a 12 de agosto, será realizada no Centro Cultural Correios – RJ , a exposição de 30 anos da Rádio Fluminense FM. Serão apresentados os detalhes da sua história ao longo dos anos em que ficou no ar.

Formada exclusivamente por uma programação rock and roll e com um time de locutoras à frente dos microfones, numa atitude até então ousada para o dial brasileiro, a Rádio Fluminense FM, apelidada pelos seus criadores de "Maldita", entrou no ar oficialmente no ano de 1982. Em seus primeiros anos de funcionamento, a Fluminense teve como missão dar voz à geração de 1980. Bandas como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Barão Vermelho, Kid Abelha, Lobão, Plebe Rude e tantos outros grupos independentes, mostraram seus primeiros trabalhos nos estúdios da rádio.

A Exposição Maldita 3.0 pretende não só celebrar a data histórica dos 30 anos com seus ouvintes, mas também prestar uma homenagem a todos aqueles profissionais que ajudaram na sua construção ao longo dos anos de funcionamento da rádio, bem como agradecer a todos os produtores culturais e transgressores que estiveram ligados à Maldita, mesmo indiretamente, mas que ajudaram na realização de um grande sonho.

Com produção do Coletivo Digital e curadoria de Alessandro ALR, gestor de projetos de arte e cultura digital e ex-produtor da Rádio Fluminense FM, a exposição pretende levar o visitante para mais próximo do universo da Maldita através de:

. Mostra de Fotografia
Alguns dos momentos que ficaram eternizados na história da Rádio Fluminense Fm, estarão reunidos na mostra de fotografia envolvendo diversos anos e equipes.

. Acervo
Pela primeira vez serão reunidos os itens do acervo da rádio e acervos particulares, que alguns colaboradores gentilmente aceitaram compartilhar.

. Estúdio
O visitante da exposição poderá ver de perto uma remontagem do primeiro estúdio da rádio com equipamentos originais da época.

. Cine
No local da exposição será montado um cinema que exibirá vídeos exclusivos sobre a Fluminense FM, entrevistas, depoimentos e o curta "A Maldita", que fala sobre a origem da rádio nos anos 80.

. Painéis
Os painéis serão debates realizados com ex-integrantes, produtores culturais e jornalistas da época, falando como era fazer a rádio, detalhes da cena cultural e episódios curiosos.
Realizados no próprio Centro Cultural dos Correios, a entrada nos painéis também será gratuita, bastando a retirada de uma senha uma hora antes do início de cada painel. Os mesmos serão realizados as quartas-feiras, às 19 horas, dias 18 e 25 de Julho e 1º de agosto.


> Relação de alguns dos itens expositivos:

. Guitarras autografadas exclusivamente para a rádio por bandas como: Oasis, Echo and The
Bunnymen, Legião Urbana, Plebe Rude

. Bateria autografada Foo Fighters

. Violão autografado pela cantora Cássia Eller

. Skate do Beastie Boys autografado pelos seus integrantes, incluindo o falecido MCA

. Cartazes de shows da época

. Discos de Platina da rádio de bandas como: Metallica, Linkin Park, Pink Floyd, U2,...

. Discos promocionais

> Programação Painéis:

Os painéis serão debates realizados com ex-integrantes, produtores culturais e jornalistas da época, falando como era fazer a rádio, detalhes da cena cultural e episódios curiosos. Realizados no próprio Centro Cultural dos Correios, a entrada nos painéis será gratuita, bastando a retirada de uma senha uma hora antes do início de cada painel.
Os mesmos serão realizados todas as quartas, às 19 horas.

Painel "Primeiras Emissões"
18/Jul
No primeiro, serão abordados temas como detalhes do cenário da época, as primeiras emissões da rádio, os eventos iniciais, além de uma análise sobre quanto a rádio contribuiu para o desenvolvimento da vida cultural a partir dos shows e festas.

1) Jussara Simões (Produtora Circo Voador)
2) Maria Estrella (Autora do livro "Rádio Fluminense FM - A Porte de Entrada do Rock Brasileiro nos anos 80")
3) Eulina Rego (Locutora)
4) Sérgio Vasconcellos (Um dos fundadores, 1º produtor e criador do programa "Revolution")
5) Amaury Santos (Editor e programador de música brasileira da rádio)
6) Luiz Tiribas (projeto "TV Maldita")

Painel "Nas ondas da surf music"
25/Jul
No segundo painel será mostrada como foi a trajetória campeã que levou a rádio a ganhar, por três vezes consecutivas, o título de melhor rádio surf do planeta. Além de um bate-papo com a diretora do primeiro curta produzido sobre a Maldita.

1) Roberto Basílio (Coordenador)
2) Raquel Ricardo (Locutora)
3) Sérgio Pitta (Programa)
4) Lia Easter (Locutora)
5) Cláudio Salles (Coordenador)
6) Tetê Mattos (Diretora do curta "A Maldita".)

Painel "Manifesto Digital"
01/Agost
Ainda na AM, em 2001, e depois na sua volta ao dial FM, em 2002, a Rádio Fluminense começava a se deparar pela primeira vez com os desafios e mudanças que vieram com a difusão da internet no Brasil. Mesmo que ainda timidamente, o uso da web começava a modificar parte da produção de conteúdo da rádio.

1) José Roberto Mahr (Coordenador)
2) Leandro Souto Maior (Programador)
3) Paulo Lopez (Coordenador Promoção)
4) Keli (Locutora)
5) Selma Boiron (Locutora)
6) A confirmar (Locutora)

Mais informações:
http://www.facebook.com/malditaweb
https://twitter.com/MLDTA30

Produção e Curadoria
Alessandro ALR

Serviço:
Exposição: de 11/julho/2012 a 12/agosto/2012
Ter/Dom, das 12h às 19h

Centro Cultural Correios (ao lado do CCBB-RJ)
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Corredor Cultural
CEP: 20010-976 - Rio de Janeiro - RJ Telefone: 0XX 21 2253-1580

Nenhum comentário:

Postar um comentário